domingo, 24 de agosto de 2014

Sobre a experiência de assistir a um clássico no cinema


Nós que nascemos na década de 80 não tivemos muitas chances de assistir a clássicos no cinema. Não que ainda sejamos adolescentes, não mais, infelizmente (ou não), mas é que vai-se uns bons anos até que um filme seja reconhecido como um clássico. É claro que um filme de hoje pode ser considerado um clássico, mas é provável que ele só seja reconhecido como tal daqui a alguns anos.

Nem na infância acho que tive muitas oportunidades de assistir a clássicos no cinema, já que na estreia de E.T. (1982) eu sequer tinha nascido e na de "A História Sem Fim" (1984) eu era apenas um bebê. Isso pra falar só dos clássicos infantis que me vieram à cabeça e que me lembro de tê-los assistido na TV, mas não deve ter sido diferente com os outros.

Eu amo cinema. Nos dois sentidos. Amo filmes e amo assisti-los na telona. Na verdade, adoro assistir a filmes de qualquer jeito, no cinema, na TV, no computador, com ou sem pipoca, com ou sem coca-cola, com ou sem luz apagada, com ou sem companhia. Mas é que no cinema tem todo um clima, né! É diferente. É mais gostoso. É mágico.

Essa história toda só pra contar que assisti Kubrick no cinema e que foi sensacional. É claro que, admiradora do cineasta que sou, já tinha assistido em casa, mas no cinema foi diferente, foi mais gostoso, foi mágico.

A oportunidade de assistir a clássicos no cinema nos é dada já há algum tempo pela Fundação Clóvis Salgado, que tem uma programação especial que sempre exibe clássicos no Cine Humberto Mauro e a experiência é sempre muito interessante. Mas assistir "Laranja Mecânica" (trailer aqui) no cinema foi, definitivamente, a experiência mais legal de todas.




Talvez só perca para "O Iluminado" (trailer aqui), que infelizmente vai ter que ficar pra uma próxima. Mas talvez você não precise esperar muito. É que no momento o Cine Humberto Mauro está exibindo a mostra "Stanley Kubrick - De Olhos Bem Abertos", que vai até 28/08 e exibe a última sessão de "O Iluminado" na quarta (27/08), às 21:00. Imagina só, deve ser adrenalina pura! Pena que eu já tenho compromisso :-(





Apesar de já estar quase no fim, ainda serão exibidos na mostra, além de "O Iluminado", "Lolita", "O Grande Golpe", "Dr. Fantástico", "2001 - Uma Odisseia no Espaço", "Nascido para Matar", "Barry Lyndon", "De Olhos Bem Fechados" e "Laranja Mecânica". Confira a programação completa aqui. Ah, é gratuito e os ingressos são distribuídos 30 minutos antes das sessões começarem, um por pessoa se eu não me engano. Última coisa: alguém veja "O Iluminado" por mim, por favooooor!!!

Para ampliar a imagem CLIQUE sobre ela.
Fotografia: banco de imagens do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...